terça-feira, 25 de maio de 2010


Conceituando Hipertexto

Atualmente vivemos em um mundo informatizado, onde a informação e a comunicação, e não somente essas, ocorrem de forma massificada, promovida principalmente pela Internet; e diante dessa ferramenta podemos nos informar e interagir de diversas maneiras.
Como profissionais podemos adotar esses novos métodos de comunicação e informação a nosso favor, pois segundo CAVALCANTI e NEOPOMUCENO: “temos um ambiente que permite a comunicação multidirecional a distancia e em escala global”.
Dessa forma para acompanharmos essa tendência tecnológica, um novo paradigma de leitura e escrita pode ser adotado para nos auxiliar profissionalmente: o hipertexto.
Em seu estudo sobre hipertexto, Maria Elisa Ribeiro, além de conceituar, tenta elucidar as vantagens as vantagens de se trabalhar essa ferramenta, em seus comentários ela afirma que: “... um hipertexto potencializa o que, nos livros fica limitado ao espaço de papel que o leitor tem em mãos”.Afirma também que existe a “possibilidade de movimentação do leitor pela ‘malha de blocos de texto interconectados’” e comenta ainda a intratextualidade que segundo ela “diz respeito às ligações dentro do mesmo texto”.
De acordo com esse pensamento, acredito que o hipertexto é um ótimo aliado no processo ensino-aprendizagem, principalmente na qualidade da informação fornecida e também como forma de interação com o mundo moderno através da rede. Esta constatação se fez após a experiência de ler o texto “Hipertexto”, proposto nesta unidade; trata-se de um texto muito rico em informações e instigante na busca por mais conhecimento.

Um comentário:

  1. concordo contigo colega, o hipertexto realmente contribui bastante no ensino-aprendizagem, principalmente na qualidade e na forma de interação com o mundo através da rede como vc diz.

    ResponderExcluir